FÓRUM I



Fórum de diálogo I. Dialogando através das redes. Debate inter-núcleos de pesquisa em movimentos sociais e participação sociopolítica

O objetivo do fórum é a troca de ideias e a ampliação das articulações entre os diversos grupos de pesquisa que estudam o tema dos movimentos sociais, da sociedade civil e da participação política no país.



Para envio/leitura de resumos, acesse este link.

17 comentários:

  1. Olá pessoal! Sou Alessandro Cassoli, pesquisador do INCT-Inclusão, onde tenho me dedicado ao tema da inclusão social e étnico-racial no ensino superior público brasileiro.
    Será um prazer enorme estabelecer contato com pesquisadores interessados pela mesma temática. Meu e-mail: alessandro.cassoli@gmail.com
    Abraços e até breve!

    ResponderExcluir
  2. Colegas pesquisadores que irão participar do Fórum. Nosso levantamento de participantes aponta para a vinda de aproximadamente 35 pesquisadores no Fórum de diálogo I. Tendo este dado, a ideia agora é pensarmos no desenho desse encontro. Uma proposta interessante é a de disponibilizarmos, antes do evento, e em um link deste blog, um resumo dos projetos de pesquisa que tod@s nós - e nossos grupos - estão desenvolvendo. Achamos bem importante isso, pois além de permitir pularmos a etapa de uma apresentação individual das pesquisas (no evento), é uma oportunidade de termos um mapa bem amplo e abrangente das pesquisas na área da participação e dos movimentos sociais, já que teremos pesquisadores das diferentes regiões do país. A partir desse material, a ideia é pensarmos em algumas questões que deverão nortear a nossa conversa no Fórum. Tanto questões relativas a alguns desafios analíticos, quanto ideias para a formação de uma rede. O que acham?
    Um abraço,
    Lígia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligia e todos, logo logo também enviaremos um resumo dos trabalhos que desenvolvemos por aqui. Grande abraço..

      Excluir
    2. O Grupo de Pesquisa Educação Popular e movimentos sociais, do Programa de Pós-Graduação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem como objeto de estudo os movimentos sociais e as lutas por educação no Brasil e Educação do Campo em assentamentos de reforma agrária no estado da Paraíba, envolvendo estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Atualmente está realizando a pesquisa Diagnóstico da educação nas escolas dos assentamentos rurais da Paraíba (2012-2013) em que busca identifica a situação das escolas e as ações dos movimentos sociais em torno da educação nos assentamentos.

      Excluir
  3. No link disponibilizado acima, inserir o resumo do projeto

    ResponderExcluir
  4. Prezados e prezadas pesquisadores(as) sou professora na UFSCar - Campus Sorocaba. Atuo no campo da Educação popular, relação comunidade e escola. Coordeno o GECOMS (Grupo de Pesquisa Educação, Comunidade e Movimentos Sociais). Como foi sugerido, envio informações sobre o nosso grupo. Ele esta dividido em linhas de pesquisa conforme descrevo abaixo.


    Atenciosamente,
    Dulce


    GECOMS (Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais - UFSCar - Sorocaba)
    Este grupo de pesquisa tem como foco de investigação as relações entre educação, comunidade e movimentos sociais. Parte do princípio de que a educação é um fenômeno sócio-histórico, que acontece num campo de disputas de poder profundamente marcado pela forma de organização política, econômica e cultural.

    Linhas de pesquisa:


    Educação Política e Processos de Subjetivação –
    Contatos: mcarla@ufscar.br, dulceferreira@ufscar.br

    Juventude e processos educativos - Carla
    Contatos: mcarla@ufscar.br

    Reestruturação Capitalista da Sociedade – Kelen
    Contato: kelen@ufscar.br


    Comunicação e Movimentos Sociais – Teresa
    Contato: teresamelo@ufscar.br

    Educação e Saúde
    Coords.: Marcos Roberto Vieira Garcia e Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira
    Contato: mgarcia@ufscar.br, arcaldeira@hotmail.com

    Gênero, Sexualidade e Política
    Coords.: Viviane Melo de Mendonça-Magro , Kelen Christina Leite e Marcos Roberto Vieira Garcia
    Contatos: viviane@ufscar.br, kelen@ufscar.br, mgarcia@ufscar.br


    ResponderExcluir
  5. Olá Dulce, seria ótimo se pudessem inserir, no link acima intitulado "para envio/leitura de resumos", os resumos dos diferentes projetos que vocês vêm desenvolvendo no seu Grupo de Pesquisa.
    Abs, Lígia

    ResponderExcluir
  6. Caros,
    Ótima ideia! Farei o levantamento dos projetos em andamento no Núcleo Democracia e ação Coletiva e postarei no link acima.
    Abs
    Adrian

    ResponderExcluir
  7. Colegas,
    Também apoio a iniciativa e em breve trago o resumo dos nossos projetos.
    Abraço
    Luciana

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,

    Sou Magali Kleber da Universidade Estadual de Londrina e envio informações sobre nosso grupo de pesquisa. Abraços!
    O propósito do grupo é desenvolver pesquisas no âmbito dos movimentos sociais, focando as práticas musicais no contexto da diversidade da textura social urbana, nas esferas formais e informais. Busca compreender as conexões entre os processos de ensino e aprendizagem musical e o mundo social dos grupos e indivíduos participantes das pesquisas propostas, especialmente a cultura juvenil. Os movimentos sociais vem propiciando novas configurações socioculturais nas quais as práticas musicais emergem como elemento estruturador das identidades socioculturais. A constituição social do conhecimento musical pode ser entendida como um fator significativo nas concepções de educação musical que reconheçam a importância do compromisso ético e político da universidade com a produção do conhecimento musical. O Grupo vem desenvolvendo duas linhas pesquisas e ja tem publicaçoes e partcipaçoes internacionais.Nacionalmente, as pesquisas vem sendo apresentadas nos Encontros da Associação Brasileira de Educação Musical. O grupo de pesquisa também vem atuando mediante os programas PIBID e PIBIC com produção que se revela significativa para a graduação e fortalecimento do NUCLEO de Pesquisa em Educação Musical da UEL.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lígia e demais colegas,
    Acho muito boa a ideia de enviarmos o resumo. Em breve enviarei um resumo daqui também. Abraços e até breve...

    ResponderExcluir
  10. Produzindo a “região olímpica de Deodoro”

    Frank Andrew Davies
    Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Esta apresentação aponta para algumas reflexões suscitadas pelo processo de produção da “região olímpica de Deodoro”, termo como os organizadores dos Jogos Olímpicos de 2016 tem se referido ao espaço onde se concentrarão equipamentos esportivos nos bairros de Deodoro e Vila Militar, na zona oeste carioca. Ainda que essas instalações estejam em área do Exército, o evento tem gerado expectativas por parte dos moradores do entorno, que aproveitam o mote do “legado olímpico” para se organizarem e mobilizarem uma variada pauta de serviços urbanos.
    Apesar de seccionados por bairros, esses coletivos de moradores pretendem superar o formato tradicional das associações; em geral se identificam por outros termos e refutam o que consideram “a velha política”. Além disso, ao mesmo tempo em que valorizam a história e a memória local nos seus discursos, buscam se adaptar às novas possibilidades, como as parcerias com instituições de defesa jurídica e a divulgação de suas reivindicações em páginas próprias na Internet.
    O objetivo da apresentação é expor os dados iniciais da pesquisa e contrastá-los com a literatura sobre o tema dos movimentos sociais urbanos, em especial dos grupos suburbanos. Como resultado final, pretende-se esboçar possíveis alterações nos modos reivindicativos da população suburbana tendo como base empírica, a produção da “região olímpica” tal como mobilizada por esses agentes.  

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisas dos pesquisadores do NDAC
      Abril de 2014


      Projetos em andamento

      1)
      Título da pesquisa: Representação política das e nas organizações intermediárias
      Pesquisadores: Monika Dowbor, José Szwako, Adrian Gurza Lavalle
      O projeto consiste na elaboração de um material didático sobre a representação política e formas de atuação da sociedade civil voltada aos agentes do sistema da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), baseado na pesquisa realizada no sistema bem como no desenvolvimento da parte teórico-analítica a partir da reflexão acumulada.

      2)
      Título da pesquisa: O Gênero da Política: feminismo, esfera pública e permeabilidade estatal no Paraguai contemporâneo. Pesquisadores: José Szwako. Situado no cruzamento do feminismo do cuidado com o neoinstitucionalismo histórico, este projeto lança a seguinte hipótese para entender o grau das chances de sucesso/fracasso das demandas dos movimentos sociais canalizadas por suas interações com órgãos governamentais: reconhecida a divisão sexual do trabalho de dominação política, é possível observar que a permeabilidade estatal àquelas demandas e interações varia num gradiente generizado cujos pólos são ocupados pelas políticas de cuidado, de um lado, e, de outro, pelas políticas econômicas e/ou diplomáticas.

      Título da pesquisa: Political Inequality and Extra-parliamentary Representation
      Pesquisadores: Adrian Gurza Lavalle, Hellen Guicheney, Lizandra Serafim, Jéssica Voigt. This project aims to answer two questions: What do councils actually take decisions on? By focusing on decisions as councils’ primarily outcomes this subproject purposely avoids causal statements on welfare outcomes or actual policy effects of councils. In order to answer those two questions, councils and taken decisions will be systematically mapped in selected municipalities. Patterns of decisions will be analyzed across councils and across municipalities. Criteria for selecting municipalities will draw on a cluster analyses classification of Brazilian municipalities according to patterns of poverty and inequality.

      Título da pesquisa: O lugar do movimento social na política socioeducativa
      Pesquisadores: Maria do Carmo Albuquerque. A pesquisa analisa o controle social na política socioeducativa em meio aberto em São Paulo, identificando os atores sociais e estatais que incidem na construção desta política. Buscará identificar o lugar dos atores sociais entre os demais atores que incidem na política. Analisa os espaços formais de controle social como os conselhos conferências e também a incidência de outros atores, como a atuação das organizações ‘conveniadas’ para a execução da política. A pesquisa terá uma dimensão exploratória, buscando identificar quais os atores envolvidos na política são relevantes para o controle social.

      Título da pesquisa: Política em instituições participativas: efetividade, mobilização e diversidade associativa em experiências de orçamento participativo. Pesquisadores: Wagner de Melo Romão. A pesquisa tem dois eixos de investigação: 1) o perfil dos conselheiros do orçamento participativo e 2) como o orçamento participativo se insere nas estratégias de gestão municipal. Os quatro casos estudados (Diadema, Guarulhos, Osasco e São Bernardo do Campo) foram escolhidos por comporem uma considerável diversidade no que se refere à longevidade do OP, estrutura orçamentária do município, inserção do OP no governo municipal.

      Título: Efetividade do controle social na Política de Assistência Social. Pesquisadores: Carla Cecília Rodrigues Almeida, Euzeneia Carlos do Nascimento,Rafael da Silva. Esta pesquisa avalia a efetividade das instituições participativas de controle social sobre a política de assistência social e as administrações públicas nos municípios brasileiros, mediante instrumentos metodológicos quantitativos.

      Excluir
  11. Atuo na área do Serviço Social. Sou líder do GP: Movimentos sociais, direitos e políticas sociais, constituído a partir da Linha de Pesquisa Estado Sociedade e Políticas Sociais do Programa de Pós-Graduação Políticas Sociais e Cidadania PPGPSC, da Universidade Católica do Salvador UCSAL/BA.
    O GP congrega pesquisas sobre movimentos sociais e organizações populares voltadas às reivindicações e garantia de direitos humanos e sociais a partir da articulação de políticas sociais. Coordeno o projeto de pesquisa: Inclusão social e econômica de catadores de materiais recicláveis, financiado pelo CNPq e executado pela UCSAL e oriento pesquisas que tratam de assuntos relacionados a organização social e economica de segmentos sociais. Atualmente participo de pesquisas sobre formação em Serviço Social e sobre proteção social.

    ResponderExcluir
  12. Olá, infelizmente não conseguirei ir a esse encontro, pois tive um compromisso inadiável nesse mesmo período. Venho aqui demonstrar meu interesse em participar das discussões e pesquisas nessa área. Grande abraço e bom encontro a tod@s.
    Aqui envio um pouco do meu grupo de pesquisa:
    O Grupo de Estudos e Pesquisas em Ideologias Políticas e Movimentos Sociais é coordenado pelo Prof. Nadir Lara junior e tem como proposta principal aprofundar as temáticas (Cotidiano e Interação Social; Religiões, Identidade e Cidadania; Políticas de Identidade e Movimentos Sociais; Relações Raciais, Gênero e Violência) que fazem parte da linha Identidades e Sociabilidades do PPG de Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Estes estudos e pesquisas serão realizados na interface com a Psicologia Social.

    Esse grupo reúne pesquisadores e estudantes interessados no estudo e reflexão sobre a influência do capitalismo sobre o sujeito político e suas formas de organização coletiva. Nessa perspectiva, trazemos para a pauta dos debates acadêmicos e dos movimentos sociais questões como: identidade coletiva, classe social, desejo, fantasia, inconsciente entre outras, pois acreditamos que essas questões nos ajudam a entender a realidade brasileira e latino-americana.

    A princípio esse grupo mantém diálogo e colaboração em investigações com o Núcleo de Psicologia Política (UFMG); PARALAXE (UFC) e com o grupo de estudo e Pesquisa Discourse Unit (Universidade Metropolitana de Manchester – Inglaterra). Destacamos que já temos um projeto aprovado pela FAPERGS que garante atividades de integração com esses centros de pesquisa, o que facilita a produção conjunta de livros, artigos em revistas científicas (nacionais e internacionais), resumos em anais de eventos científicos, jornais etc.

    Para mais detalhes: http://tutepuxa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Prezados e prezadas,

    havia inserido o resumo das linhas de pesquisa do GECOMS (Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais - UFSCar - Campus Sorocaba), mas somente agora percebi que não foi publicado no Blog.

    Encaminho os resumos, com o contato dos(as) docentes coordenadores de cada linha, em duas partes, por conta da quantidade de palavras.
    Abraço, até amanhã!

    Dulce


    Educação Política e Processos de Subjetivação – Dulce e Carla

    Contatos: mcarla@ufscar.br, dulceferreira@ufscar.br
    Esta linha de pesquisa tem como foco de investigação os processos de subjetivação que atravessam a relação entre educação e política. Neste mergulho, procuramos compreender o modo como se dão os jogos de saber e poder, os processos de normalização, conformação e resistência à lógica instituída. Pensamos os processos investigativos como possibilidade de criação e experimentação de novos modos de vida. Relações de poder entre comunidade – escola, Educação popular, Formas de resistência à lógica do capital na educação são temas que nos aproximam.


    Juventude e processos educativos - Carla

    Contatos: mcarla@ufscar.br
    A linha de pesquisa Juventude e processos educativos tem como objetivo estudar os modos de inserção dos jovens na vida social a partir de uma perspectiva sociológica e considerando os processos educativos escolares e não escolares, especialmente aqueles que têm lugar nos espaços de trabalho e de qualificação profissional. Desenvolve pesquisas e reflexões que abrangem os seguintes temas: processos de socialização nas sociedades contemporâneas, juventude e processos de escolarização, educação e trabalho na experiência juvenil, políticas públicas para a juventude.


    Reestruturação Capitalista da Sociedade – Kelen
    Contato: kelen@ufscar.br

    Investigar as transformações advindas da reestruturação capitalista da sociedade em suas dimensões políticas, sociais, econômicas e culturais, centradas na categoria trabalho em um contexto de crise estrutural do capital a partir de uma perspectiva crítica baseada na teoria marxiana bem como na teoria marxista. Temáticas presentes: trabalho, estado, educação, neoliberalismo, formas alternativas de atividade econômica, cooperativismo e economia solidária.

    ResponderExcluir
  14. Enviando segunda parte...
    Abraço,
    Dulce


    Comunicação e Movimentos Sociais – Teresa
    Contato: teresamelo@ufscar.br

    Entendendo que ser receptor ou produtor de Meios de Comunicação é fazer parte de um processo educativo, a linha de pesquisa Comunicação e Movimentos Sociais pretende debruçar-se sobre as relações entre a Comunicação e Movimentos Sociais a partir dos conceito de Direito à Comunicação, Comunicação Comunitária, e Educomunicação. Os componentes do grupo irão empreender pesquisas e intervenções na região de Sorocaba.

    Educação e Saúde
    Coords.: Marcos Roberto Vieira Garcia e Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira
    Contato: mgarcia@ufscar.br, arcaldeira@hotmail.com

    A linha busca refletir sobre articulações possíves entre educação e saúde, em especial no que diz respeito à saúde mental, incluindo o campo do uso de álcool e outras drogas. Atualmente desenvolve pesquisas e atividades de extensão relacionadas aos seguintes temas: medicalização na Educação, formação de trabalhadores da área de saúde mental, processos educativos nos dispositivos de saúde mental e práticas de prevenção em relação à saúde mental na escola.

    Gênero, Sexualidade e Política
    Coords.: Viviane Melo de Mendonça-Magro , Kelen Christina Leite e Marcos Roberto Vieira Garcia
    Contatos: viviane@ufscar.br, kelen@ufscar.br, mgarcia@ufscar.br

    Esta linha reúne professores, pesquisadores, estudantes, profissionais, militantes e ativistas e outras pessoas interessadas no campo de estudos sobre a sexualidade, gênero e epistemologias feministas, e sua articulação com a sociedade, política, direitos humanos e educação. O grupo realiza as seguintes atividades: pesquisas; grupos de estudos, produção de trabalhos de conclusão de curso, iniciações científicas, dissertações de mestrado, bem como seminários e encontros e cursos.

    Desejamos tecer novas redes de diálogos e resistência!
    Abraço,
    Dulce

    ResponderExcluir